segunda-feira, 22 de março de 2010

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM MUNDO NOVO

Dante de Lima


A mulher mundo-novense comemorou o seu dia internacional com festividades em nossa Concha Acústica. Realmente, há muito que comemorar. Em todas as áreas em que a mulher vem atuando tem demonstrado, sempre, muita competência e seriedade. Aliás, em quase todas as áreas. Porque na área político- administrativa sua participação tem sido numericamente inexpressiva.
Aqui em Mundo Novo, por exemplo, ainda não tivemos a felicidade de ver uma mulher no executivo municipal. Em nossa Câmara, têm sido poucas as oportunidades de participação feminina. Atualmente, temos apenas uma vereadora no Poder Legislativo, justamente onde a ausência feminina tem sido mais sentida, já que a nossa Câmara de Vereadores vem causando indignação aos munícipes, pagando os justos pelos pecadores. Por mais de uma vez ouvi alguns vereadores afirmarem que o mal daquela Casa seria a presença de uma vereadora!
Quem compareceu às últimas sessões de nosso legislativo, pode muito bem avaliar o quanto uma mulher culta, competente e dinâmica tem incomodado a alguns pares.
Então, o que esperávamos naquela comemoração pública, eram a promessa e a disposição das mulheres de assumirem uma posição política definida em Mundo Novo com a disposição firme de assumirem a liderança política municipal. Não mandando uma vereadora, mas, pelo menos, uma maioria de mulheres competentes e sinceras, comprometidas com os interesses da comunidade, abandonando-se, de vez, essa política de discórdias pessoais e de interesse partidário.
Nessa luta pela hegemonia feminina, elas deveriam, de preferência, fundar um novo partido, já que os atuais, pelo menos os majoritários, estão, de alguma forma, comprometidos com a ética.
Não acredito mais na política dos homens. Os competentes e sérios já são minorias e não querem mais o poder. A esperança fica depositada na mão das mulheres.

Um comentário: