segunda-feira, 28 de junho de 2010

Apologia ao Analfabetismo

Há poucos dias ouvi uma autoridade municipal de Mundo Novo, após um pronunciamento transmitido pela Internet, despedir-se assim: “Boa noite, Senhor Presidente...” e em tom de blague concluir: “vem aí discurso bonito”. A autoridade que o sucedeu na tribuna, usou da oportunidade para esclarecer que a cultura não é essencial, até porque todos conhecemos homens semianalfabetos que venceram na vida, fazendo fortuna. E citou como exemplos Silvio Santos, Paes Mendonça e outros.

Tais pronunciamentos, partindo de autoridades, são perniciosos, porque esses cidadãos são formadores de opinião. São líderes municipais.

Realmente, não é alisando os bancos escolares que se aprende a fazer fortuna. Para isso, é bastante ensinarmos nossos filhos a comprar barato e a vender caro. Com mais algumas espertezas eles estarão fazendo fortuna. Mas, é preciso não olvidar, que se não fossem os estudos apaixonados de Nicolau Copérnico e de Galileu Galilei, a terra ainda seria plana e descansando sobre quatro elefantes brancos, enquanto o universo estaria humildemente girando em torno dela. Se não fosse o apego de Albert Sabin por suas pesquisas científicas, nossas ruas ainda estariam com dezenas de crianças agarradas a muletas, vítimas para sempre da poliomielite infantil. Se não fosse pelo estudo abnegado de Alexander Fleming, milhões de seres humanos ainda estariam morrendo vítimas de infecções generalizadas. Se não fosse pelo desenvolvimento dos estudos astronômicos, Hubble não estaria vasculhando os confins do universo, o homem ainda acreditava que a lua era só de São Jorge e nossas sondas espaciais não estariam orbitando júpiter. E nós, aqui em Mundo Novo, não estaríamos vivendo a felicidade de vermos uma imagem gerada na África do Sul, enviada pelos ares, ser recomposta em cores dentro de nossas casas! Se formos enumerar todas as maravilhas produzidas pelo engenho dos cultos, teríamos que digitar centenas de páginas.

Vamos estimular nossas crianças a estudarem mais e mais e quem sabe conseguiremos, um dia, recuperar a vertiginosa queda sócio-cultural de nossa sociedade mundo-novense, que já foi considerada uma das mais politizadas dentre as cidades do interior de nosso Estado.

2 comentários:

  1. Eles só são líderes municipais porque, Deus sabe como, receberam uma quantidade de votos que os colocaram naquela cadeira, mas o fato não os habilita a opinar com assertividade e seriedade, infelizmente temos constatado eventos lastimáveis na Câmara de Mundo Novo.
    Essa “otoridade” não sabe onde o sol nasce, não sabe que cultura, no contexto contemporâneo, abarca várias dimensões como o modo de vida de uma comunidade, seus costumes, crenças, tradições, línguas, e naturalmente, o sentimento de pertencimento àquela “nação”.
    Todos são providos de cultura, portanto, somada às tendências éticas e inteligência individuais os cidadãos podem desenvolver seus talentos para o bem ou para o mal. Enriquecer materialmente para esse pobre de espírito deve ser mais importante que agir honestamente, por exemplo, ou alcançar cargos de responsabilidade e responder eticamente por essa missão, não sei de quem se trata, será o caso dele?

    Você tem razão, o conhecimento adquirido pela experiência de vida tem seu valor, porém aquele proveniente dos mestres, dos livros ou do aprendizado auto-didata jamais será desconsiderado, principalmente num país tão carente de conhecimentos gerais.
    Para estar onde está, esse falso líder, deve saber também que um Brasil desenvolvido precisa ter um bom IDH que inclui justa partilha da renda, então não adianta fazer fortuna com esperteza, ela terá que ser dividida para que tenhamos paz e segurança.

    ResponderExcluir
  2. Prezados amigos e ilustríssimo escritor nato Dr. Dante Lima
    O Panorama geral de discriminação das crianças e a persistente negação dos seus direitos, que tem como consequência o aprofundamento da exclusão social, precisa ser combatido com uma política que promova inclusão, combata a miséria e coloque a educação de todos no campo dos direitos.
    O Preâmbulo da declaração dos direitos da criança, das Nações Unidas, afirma que a humanidade deve as crianças o melhor dos seus esforços. A constituição federal em seu art. 227, determina:
    "É dever ´da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, à vida, à saúde, à alimentação , à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
    Logo pode-se concluir de forma sensata, transparente e justa, que os políticos, inclusive os nossos mundonovenses, para usufruirem dos benefícios ou talvez malefícios do poder, esquecem e pouco se importam com o conhecimento e com a informação, até porque poucos os têm.
    Prezados leitores deste qualificado blog, o futuro da nação está na busca pelo conhecimento, e se o Brasil não acordar para a educação, muitos representantes de nosso país irão pronuciar-se como esse pobre de conhecimento citado por nosso ilustríssimo Dante Lima em seu artigo.
    Acorda Brasil, acorda Mundo Novo, se continuarmos assim seremos representados por asqueles que estão apenas preocupados na ocupação de cargos do poder e que esquecem do compromisso com a sociedade e com os cidadãos que os colocaram no poder.

    Muito obrigado pela atenção.

    Jairo Barboza

    ResponderExcluir