sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mundo Novo,
                                   Você é muito jovem, apenas 105 anos mais velho do que eu! Sua idade, em termos de município, é muito pouca! Mas, quanta história para contar desde aquele dia que nosso fundador, adentrando em nossas terras pelo Cobé, quedou-se maravilhado com a pujança de nossas matas, com o espetáculo deslumbrante de nossas águas a descerem de nossas encostas e bradou maravilhado: “Isto aqui é um mundo novo!”.
                                   Desde os primeiros descobridores, naquele 10 de outubro de 1833, foi só um crescer: já com dois anos de idade o Camisão, atual Ipirá,  lhe pretendia a adoção. Aos quatro anos, já o vetusto município de Jacobina, então Vila do Santo Antonio da Jacobina, anexa nossas terras ao seu município.
                                   Aos 24 anos, sua maioridade era comemorada com sua elevação a Matriz, mas passando para os domínios do município de Nossa Senhora das Dores, hoje Monte Alegre.
                                   Com destino político incerto, o Estado resolveu mudar a sua filiação para o município de Morro do Chapéu, embora você já tivesse 31 anos de idade!
                                   Já homem feito, com 47 anos, o Estado-membro, esse intruso e indesejado, remete a sua dependência de novo para Monte Alegre.
                                   Mas, aos 57 anos, resoluto, você decidiu não mais depender de ninguém e proclamou a sua independência,  assumindo o seu destino sob a intendência do advogado Dr. Amâncio Pedreira Gomes, nosso primeiro prefeito.
                                   Aí você começou a organizar os seus distritos, recebendo, aos 63 anos de idade, o título de Cidade. Daí para Comarca foi um salto, e empossou seu primeiro Juiz de Direito, o Dr. Antônio de Araújo Bulcão, que logo se apaixonou por sua gente e ficou conosco até ser nomeado Desembargador do Estado.
                                   Simpático, comunicativo, carismático e hospitaleiro, você passou a ser adorado pelos forasteiros que aqui chegavam e ainda chegam para arregaçar as mangas e batalhar pelo seu crescimento.
                                   “E hoje, tantos anos decorridos, continuamos urbanos e destemidos, e orgulhosos dos brios teus; com o coração pulsando forte, te amaremos até a morte, assim apraz  a Deus!”
                                   

                                   

Um comentário:

  1. Dante, gostei muito da narrativa acima. Gosto muito de história em especial da história da minha cidade, Piritiba, que também faz parte da história de Mundo Novo. Mesmo sendo redundante, você é um cidadão de grande valor. Abraços.

    ResponderExcluir