sábado, 20 de fevereiro de 2010

UMA TRADIÇÃO A MENOS

Vivi anos inesquecíveis de minha infância e juventude em Mundo Novo participando das rezas e dos festejos da Igreja Católica em homenagem a Nossa Senhora de Conceição durante os meses de maio.
Era um espetáculo deslumbrante! Para cada noite do mês consagrado a Maria, o padre nomeava quatro mordomos. Esses fiéis cuidavam de ornamentar a igreja. Mandavam, muitas vezes, buscar flores em Morro do Chapéu e encomendavam um show pirotécnico ao famoso fogueteiro “Joãozinho do Sapé”. A queima de fogos ocorria após a reza, quando a igreja se encontrava sempre superlotada. Após o espetáculo pirotécnico, os fiéis e o povo em geral dirigiam-se para o jardim da Praça Senador Cohim, onde havia animadas quermesses com barracas coloridas. Lá se encontrava de tudo, desde guloseimas até tendas de inocentes jogos. Por volta das 23 horas o jardim começava a esvaziar-se e a população recolhia-se à sua casa ansiosa pela reza do dia seguinte. Trinta e um dias de orações e de folgança!
Misteriosamente tudo isso acabou! Por quê? Ficou só a saudade daqueles felizes dias. Uma tradição a menos na outrora festiva cidade de Mundo Novo. Que tal resgatarmos essa tradição? Com a palavra os fiéis da Igreja Católica.

Um comentário:

  1. CARO, DANTE
    BÕA TARDE, MAIS UMA VEZ VOÇÊ ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. JURO QUE TENHO DE MIM RENDER AS SUAS LEMBRANÇAS ACERTIVAS.

    À EXEMPLO DO CARNAVAL, PODEMOS RESGATAR TODAS AS NOSSAS TRADIÇÕES.

    ISSO, SIM É FAZER POLÍTICA, LIMPA E DE CERTA FORMA EMPREENHAR NAS PEQUENAS CABEÇAS DESSE POVO TÕA BOM E ÀS VEZES RUDE POLITICAMENTE.
    NÃO PUDE ESTAR NO CARNAVAL,POR MOTIVOS DIVERSOS E CONTRÁRIOS AS MINHAS VONTADES.

    CLARO QUE PODEMOS RESGATAR AOS POUCOS TUDO DE BOM QUE EM OUTRORA TIVEMOS.

    A EXEMPLO:
    DAS DIVERSAS MODALIDADES DE ESPORTE NA AABB.
    TEMOS PESSOAS COMO: JAILTON,DR. WILSON ,ETC...

    ResponderExcluir