segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DEMOCRACIA

"Liberdade! entre tantos que te trazem na boca sem te sentirem no coração" (Ruy Barbosa).
Eu era ainda um jovem ginasiano e presenciava um comício na Praça Senador Cohim, em Mundo Novo. Um grupo de manifestantes, com algazarra, tentava abafar os discursos dos oradores. De repente, fez-se um silêncio no palanque. Do meio dos perturbadores da ordem pública, ouviu-se a voz de um jovem que protestou: "Estamos em democracia!"
Fiquei pensando o que aquele grupo entendia por democracia. Os manifestantes, há décadas, não sabiam o verdadeiro significado da melhor das formas de governo. Passados tantos anos, vejo que ainda hoje muitos conterrâneos ainda não aprenderam o seu significado.
Aristóteles já qualificava as formas puras de governo experimentadas pelas nações: a) a monarquia (governo de uma só pessoa); b) a aristocracia (governo de uma classe); c) a democracia (governo de todos). Temos optado, com enorme esforço, pela última forma, a melhor de todas. Mas, na prática, temos demonstrado falta de "estatura" para vivermos num regime de ampla liberdade, submissos apenas à lei. Entretanto, se nossos adultos não têm a grandeza para gozar dessa liberdade, sem prejudicar os direitos alheios, como passar para os nossos jovens as maravilhas dessa forma de govrno? É porque não dominamos esse conceito que continuamos cometendo os mesmos erros de nosso jovem de outrora.
Como então incutir na mente da juventude os verdadeiros pilares da democracia? A melhor maneira, me parece, é mostrar-lhes os exemplos que nos passaram os verdadeiros democratas. O consagrado pensador francês François-Marie VOLTAIRE demonstrou aos seus patriotas e o mundo civilizado assimilou seu pensamento: "Não concordo com uma só das palavras que dizeis, mas defenderei até à morte vosso direito de dizê-las". ISTO É DEMOCRACIA.
Recentemente, nas últimas eleições, os Estados Unidos nos deram um notável exemplo: Barack Obama, após eleito Presidente, convidou a inteligente e competente Hillary Clinton, feroz adversária de campanha, para servir-lhe como Secretária de Estado. ISTO É DEMOCRACIA.
George Walker Bush, então Presidente, convidou Barack Obama para visitar a Casa Branca. Recebeu-o com todas as portas abertas, recepcionando-o : "A casa é de Vossa Excelência e todos os arquivos do governo estão também abertos, à sua disposição". ISTO É DEMOCRACIA.
Agora, imaginemos os nossos políticos seguindo esses meritórios exemplos. Com certeza nossos futuros prefeitos iriam dar posse aos seus sucessores. O Presidente de nossa Câmara de Vereadores não seria presidente de seu partido, mas presidente dos vereadores, representantes de TODOS os mundo-novenses. Que futuro melhor não deixaríamos para os nossos filhos!

Um comentário:

  1. Amigo Dante. Aqui é o genro de Djalma Sena, José Alexandre. Entre em contato comigo pelo email jaaf99@gmail.com

    ResponderExcluir