sexta-feira, 6 de setembro de 2019


Invocação aos Jovens,
Estamos comemorando mais um sete de setembro, talvez, o mais preocupante desde 1822. Ideologias antagônicas medem forças e muitos já pedem uma secessão entre o nordeste e o sul do Brasil, ameaçando nossa unidade territorial, orgulho de nosso povo desde a expulsão do Reino Unido de Portugal e Algarves.
Expulsamos nossos pais e agora queremos adotar um padrasto alienígena. As forças constituídas, por sua maioria, embriagaram-se com o poder e se corromperam, instalando-se uma luta entre bem e o mal, como diria Castro Alves: “o duelo da treva e do clarão”. E nessa balbúrdia perguntamos: Que futuro estamos deixando para os nossos filhos e netos?  
  Essa falta de patriotismo nos trás saudades de Osório e do Duque de Caxias. Sentimos a carência de líderes confiáveis e de homens do caráter de Abraham Lincoln, que à custa de sangue, salvou a unidade norte-americana. Com as honrosas exceções, cada líder convocado pelo eleitorado é mais uma decepção. “Andrada! Arranca esse  pendão dos ares, Colombo! Fecha a porta de teus mares”.  Até os mercenários da fé profanam os templos de religiões diversas. Diante desse quadro tétrico, o homem comum, como filósofo Diógenes da Grécia, sai às ruas em pleno dia, com um candeeiro nas mãos à procura de um homem honesto.
 Convertamos as comemorações deste dia numa oração contrita, invocando luzes do céu. Que essa geração de jovens inteligentes nos seja a salvação. Vocês são a nossa esperança, já que não soubemos lhes legar uma Pátria gentil, para o bem do Brasil. Boa Sorte!
Mundo Novo, 7 de setembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário